15/02/2013 às 16:46 - Atualizado em 18/02/2016 às 21:14

Mato Grosso oferece treinamento para novos sites de sindicatos

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), realizaram nos dias 07 e 08 de fevereiro, no Centro de Educação Profissional do Senac, em Cuiabá, o treinamento de colaboradores de sindicatos na utilização da ferramenta, Site dos Sindicatos. O treinamento faz parte do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), que busca contribuir para a maturidade de federações e sindicatos sobre aspectos como associativismo e serviços oferecidos aos empresários do comércio.

O evento contou com a participação de colaboradores de cinco sindicatos do Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio (Sicomercio) e teve como orientador, Marcelo Vital, designer e especialista em marketing digital da assessoria de comunicação da CNC. As atividades tiveram duração de dois dias, tempo necessário para mostrar a importância das mídias digitais no Brasil e no mundo, além de desenvolver atividades de textos jornalísticos e na utilização da ferramenta digital como forma de melhor representar seus associados.

Vital iniciou os trabalhos com dados do Comitê Gestor da Internet (CGI-Br), em que mostram a introdução do brasileiro no mundo virtual e de recursos comunicativos que ela oferece. “A internet é uma ótima ferramenta e o Site dos Sindicatos possibilita manter a atualização das atividades sindicais em dia”, comenta Vital que também disponibilizou a todos os sindicatos presentes, o manual e guia do Site do Sindicato, além do manual de webwriting, que serve de auxílio no desenvolvimento do site e do publicador do site.

Durante o primeiro dia de treinamento, com a ajuda do manual de webwriting desenvolvido pela CNC, os futuros publicadores dos sites sindicais tiveram que elaborar notícias do próprio sindicato que representam, os exercícios foram aplicados como forma de aprendizado para melhor desenvolvimento do site. “Essas atividades foram aplicadas aos colaboradores dos sindicatos para que possam entender a estrutura de um texto jornalístico e informativo e com foco no público final, que são os empresários que representam”, afirma.

Outros ensinamentos foram aplicados nos dias de treinamento, por exemplo, em como utilizar a ferramenta nos indicadores de acesso, através do Google Analytics e nos elementos estruturais do site, requisito obrigatório para que passe por homologação da Fecomércio-MT e assim, esteja disponível para os associados do sindicato. “Para que esse processo de validação seja concluído, depende do empenho e agilidade dos publicadores dos sites na busca de informação relacionada ao ramo de atuação do sindicato. Com isso, eles possam estar disponíveis aos associados que representam”, finaliza.

Estiveram presentes no treinamento o facilitador do Segs da Fecomércio-MT, Oriel Serra e colaboradores de sindicatos patronais como Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Cuiabá (Sincovaga), Sindicato dos Representantes Comerciais do Estado de Mato Grosso (Sinrecom-MT), Sindicato do Comércio Varejista de Calçados e Couros do Estado de Mato Grosso (Sincalco-MT), Sindicato do Comércio de Tecidos, Confecções e Armarinhos do Estado de Mato Grosso (Sincotec-MT) e Sindicato de Comércio Varejista de Materiais de Construção e Vidraçaria do Estado de Mato Grosso (Sindcomac-MT).