28/11/2018 às 15:17

Palavra de Especialista: O melhor momento do ano já começou

Nesta Black Friday, data já consolidada para os varejistas, foram movimentados milhões de reais. Isso por conta do aumento anual do número de consumidores que aproveitam para fazer compras por um preço mais vantajoso, seja para presentes de fim de ano, seja por impulso pessoal.

Porém, a Black Friday é apenas o começo de uma ação que visa impulsionar o varejo nacional no fim do ano. Essa força tarefa de promoções relâmpago e liquidações planejadas, também garante oportunidade para micro e pequenos varejistas, que além de querer renovar o seu estoque, podem aumentar o alcance da marca e capitalizar em cima de um grande volume de vendas.

A temporada de vendas começou em novembro com ápice na Black Friday e termina após o ano novo. Conforme levantamento do Google, esse período ganha ainda mais movimento por coincidir com a chegada do 13º salário. Sendo assim a oportunidade para realizar vendas é grande e mais ainda para os pequenos e micro negócios, que com esse grande giro de estoque conseguem investir em novidades.

Para esse período é recomendada análise diária do fluxo de caixa e da rotação de estoque. Dessa forma é possível identificar oportunidades, quais produtos entrarão nas próximas promoções, margem de desconto e investimento em marketing. Todos esses são fatores essenciais para garantir a saúde financeira do seu negócio.

O acompanhamento diário das finanças faz com que o varejista tenha segurança na tomada de decisões e pense nas promoções relâmpago de forma estratégica.

Para isso, sistemas de gerenciamento financeiro, como são grandes aliados dos pequenos e microempresários, pois de modo fácil objetivo pode otimizar os processos de contabilidade e gestão financeira, dando ao empresário um controle maior do seu negócio e mais tempo para pensar em estratégias.

Meu recado aos varejistas na fase mais rentável do ano para o comércio é certificar-se de que está tomando a melhor decisão para o negócio, o que só é possível a partir do controle financeiro constante. É dessa forma, que o varejista aproveita o período pós Black Friday para atingir o seu objetivo, seja vender mais, renovar mercadorias, elevar o alcance da marca ou os três combinados, e começar 2019 no melhor momento possível.

 

Lars Leber é country manager da Intuit Brasil 

Problemas com a imagem

Sobre o Sindicato

Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Calçados e Couros de Mato Grosso

  • Endereço:
    Rua Galdino Pimentel,14 - Ed. Palácio do Comércio - 7º andar - salas 73/74 - Centro
  • CEP: 78005-020
  • Processo: 735
  • Telefone(s):(65)3624-0033
  • Email contato: sincalco@gmail.com
  • Presidente:
    VALDIR ADÃO MACAGNAM JUNIOR