30/10/2018 às 15:31

Promoção influencia a decisão de compra de mais da metade dos consumidores

As promoções e ofertas influenciam a decisão de compra de mais da metade dos brasileiros (52%), revela estudo feito pela Associação Brasileira de Automação-GS1 e pela H2R Pesquisas Avançadas. De acordo com o levantamento, desenvolvido através da entrevista com 400 consumidores, outros aspectos que são levados em conta no momento de decidir a compra são: a força da marca (63%), detalhes das informações (55%), diferentes opções de pagamentos (53%), e variedade de opções de itens (52%).

Para o presidente da entidade, João Carlos de Oliveira, os dados refletem a transformação na jornada de compra do consumidor. "A diversidade e integração dos pontos de venda e de comunicação influenciam os hábitos de um consumidor que hoje valoriza a marca, e quer facilidades como opções de pagamento, promoções e variedade em uma só compra; ou seja, deseja cada vez mais a satisfação", afirma.ConectividadeO estudo apontou ainda para o alto grau de conectividade do brasileiro, e os impactos disso na jornada do consumo.

Segundo a pesquisa, a compra começa pela internet, já que 84% entrevistados pesquisam on-line informações detalhadas sobre o produto. Apesar de esse ser o principal meio de pesquisa no início da jornada, o estudo revela que o brasileiro também pede indicação para amigos e vai para a loja física. Na hora de finalizar a compra a loja física ainda predomina para algumas categorias, como produtos de cuidados pessoais, medicamentos, artigos para saúde, alimentos e bebida. Já os smartphones, eletroeletrônicos e computadores estão cada vez mais sendo consumidos no varejo on-line - quase 25% dos entrevistados compram dessa forma.

Boa parcela dos que compram no e-commerce (34%), no entanto, ainda dizem ir à loja física para aperfeiçoar sua experiência, tocar e conhecer melhor os produtos. No ponto físico, a inovação é cada vez mais valorizada pelos consumidores, mostra a pesquisa. Um ponto citado é a possibilidade de pagar através dos smartphones, que proporcionou, para 67% dos entrevistados, a sensação de inovação, estimulando a compra. Em relação aos programas de fidelidade, o estudo mostra que os principais motivos para participar foram os clubes de descontos (81%), promoções que combinam com suas preferências (54%) e as milhas para viagens (53%).

Problemas com a imagem

Sobre o Sindicato

Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Calçados e Couros de Mato Grosso

  • Endereço:
    Rua Galdino Pimentel,14 - Ed. Palácio do Comércio - 7º andar - salas 73/74 - Centro
  • CEP: 78005-020
  • Processo: 735
  • Telefone(s):(65)3624-0033
  • Email contato: sincalco@gmail.com
  • Presidente:
    VALDIR ADÃO MACAGNAM JUNIOR